Leitek Innovative Solutions

by • • • Comments (0)

A LEITEK Innovative Solutions é uma empresa tecnológica incubada desde 2017 na DNA Cascais que é um dos três European Space Agency Business Incubation Centers (ESA BIC) existentes em Portugal.
Com uma larga experiência e network internacional em empresas nos setores aeronáutico e militar, fruto da formação universitária na Califórnia e experiência do sócio fundador na área da defesa e setor aeroespacial, a estratégia da empresa foi, desde início, estabelecer parcerias com fabricantes de renome internacional com vista à comercialização no mercado Nacional de soluções de topo para atender às exigências atuais e futuras do mercado e obter rapidamente cota de mercado.
Assim, inicialmente a empresa começou por comercializar produtos do sector da aviação não tripulada, segurança operacional (“safety”) de aeronaves nos aeroportos e segurança (“security”).
De forma a institucionalizar a sua atividade e tomar maior visibilidade dentro e fora do país a LEITEK integrou desde cedo o ecossistema português de empresas da Base Industrial e Tecnológica de Defesa (plataforma IDD).
A comercialização de produtos, especialmente a entidades do setor público foi assim o jump start da empresa para gerar cash flow, contudo desde início a ambição e o objetivo foi subir na escala de valor, passando de simples distribuidor a integrador e fabricante de sistemas, incorporando de forma crescente software, hardware e sistemas de fabrico nacional nos produtos comercializados.
Essa incorporação nacional seria feita ou através de produtos desenvolvidos por terceiros ou por produtos desenvolvidos in-house. Assim, logo de início foram afetos recursos para investigação e desenvolvimento de produtos próprios que fizessem cross selling com os produtos do portfólio comercializados.
Ainda, no final de 2017 e depois de uma análise da evolução do mercado, a empresa apostou no setor da Vigilância e Deteção Precoce de Incêndios Florestais e Gestão da Floresta.
Esta nova área de atividade em termos técnicos não constituía um grande desafio, visto a tecnologia de duplo uso empregue neste tipo de sensores ser muito semelhante aos dos que a empresa já trabalhava noutros domínios.

Na persecução deste objetivo, e após uma análise criteriosa de diferentes possibilidades de associação, a empresa tornou-se distribuidor exclusivo do reconhecido fabricante Insight Robotics, inicialmente para Portugal e Espanha, e depois expandida para o Sul da Europa.
A aposta na área da deteção precoce de incêndios provou ser acertada, passando esta atividade a constituir uma área “core” da empresa com elevado potencial de crescimento dada a necessidade deste tipo de sistemas.
O primeiro grande projeto ganho pela Leitek foi o sistema de deteção precoce de incêndios para zonas de orografia complexa para o Governo da Região Autónoma da Ilha
da Madeira. Essa implementação chave na mão trouxe enorme visibilidade à empresa. Leitek Innovative Solutions.
Na área da deteção precoce de incêndios, neste momento a LEITEK encontra-se a desenvolver projetos em diversos países, com destaque para a Grécia, que também sofre do flagelo dos incêndios florestais.
Em 2018 a Leitek ganhou o 1º Prémio CINC Ideias e Negócios atribuído pela DNA Cascais / Câmara de Cascais com o desenvolvimento do seu sistema de salvamento marítimo DRONESAVIOR®.
Este prémio deu grande incentivo e entusiasmo à equipa da Leitek e foi o reconhecimento que a empresa esta no caminho certo. A primeira venda do sistema foi à A.H. dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos, que ajudou desde início no desenvolvimento dos requisitos operacionais do sistema, e contou com a cooperação da Câmara de Oeiras que é um concelho que tem a Inovação como imagem de marca.
Ainda em 2018 a empresa decidiu entrar na área de prestação de serviços, iniciando a atividade de levantamento aéreo com aeronaves não-tripuladas/drones, com enfoque na silvicultura e agricultura de precisão, para determinação, por exemplo, do vigor vegetativo das árvores, análise do estado fito sanitário das culturas ou plantações, ou simplesmente produção de ortofotomapas com precisão subcentimétrica, estando neste momento a desenvolver projetos com empresas de referência destes setores.
Para iniciar esta atividade a empresa contou com a transferência de “know-how” e a experiência do seu parceiro Insight Robotics que conta com mais de 1,5 milhões de hectares de terrenos mapeados.

A empresa tem neste momento, em conjunto com a Insight Robotics, a capacidade de efetuar o processamento em paralelo de enorme quantidade de dados obtidos durante os mapeamentos aéreos.
A componente de prestação de serviços de levantamento aéreo, essencialmente a clientes do setor privado, começa atualmente a assumir uma grande importância pois permite a empresa depender menos do setor Estado, que muitas vezes é conjuntural e os projetos são geralmente de ciclo longo.
Outra serviço que a empresa está a promover junto aos gestores aeroportuários é a utilização de aves robóticas para o controlo de avifauna em aeroportos para mitigação do risco de impacto de aves com aeronaves (“bird strikes”). Este serviço complementa o portfólio da empresa na área da segurança operacional de aeronaves em aeroportos.
No terceiro trimestre de 2019, a LEITEK irá disponibilizar sob licença ao seus clientes um software SIG proprietário GeoExpert®, onde é possível a estes aceder, via browser, a todo o tipo de mapas digitais, dos terrenos obtidos através do pós processamento das imagens capturadas com os nossos drones, bem como, outra informação geo-espacial considerada relevante incorporar. Assim os utilizadores podem efetuar uma melhor gestão dos seus ativos, quer florestais quer agrícolas, constituindo este software, bem como, toda a análise dos terrenos que fornecemos,
uma ferramenta importante para a tomada de decisão atempada, com o objetivo de incrementar a rentabilidade das produções e mitigação de problemas e ameaças relacionadas.

 

Pin It

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *