Diplomatic Talks Senegal

by • • • Comments (0)

Diplomatic Talks – Relações Bilaterais Portugal Senegal e África Ocidental
Palácio de Valenças, Sintra
19 Julho de Julho de 2018

 

O mercado do Senegal, hub estratégico de toda a região de Africa Oeste, foi o destino nomeado para mais uma conferência do ciclo de conferências Diplomatic Talks, um projeto BestComGroup.
Como vem sendo prática corrente, a ocasião assinala igualmente o lançamento da edição da revista Diplomatic Magazine, também esta dedicada ao mesmo mercado e destino, o Senegal.

O Palácio de Valenças em Sintra, numa cooperação com a Câmara Municipal de Sintra, foi o local eleito para mais uma conferência Diplomatic Talks, tendo a mesma merecido honras de abertura do Sr. Presidente de Câmara, Dr. Basílio Horta, que assim se associou à iniciativa.
A este propósito e seguindo o alinhamento de promoção das relações do município com mercados internacionais, foi estabelecido acordo entre a CCIPS – Câmara de Comércio e Indústria e Promoção Cultural Portugal – Senegal e Africa Ocidental e a autarquia de Sintra, para a organização de missões empresariais conjuntas, designadamente ao Senegal.
Perante uma plateia completa, integrada por um conjunto de mais de meia centena de prestigiados convidados e participantes, o evento contou com a moderação do Best Com Group que recebeu, para além dos corpos diplomáticos presentes, as entidades de referência nas relações entre os dois países, tendo merecido destaque a CCIPS – Câmara de Comércio e Industria e Promoção Cultural Portugal – Senegal e Africa Ocidental, a AICEP, a AEP, bem como, a participação de empresas testemunho nas relações económicas entre Portugal e Senegal, como o exemplo da Techno Solaire (Senegal) e da Paviana Construções (Portugal).

A ocasião assinalou ainda a assinatura de dois Protocolos Internacionais celebrados com a CCIPS, um com a Universidade Nova de Lisboa, no âmbito da capacitação e formação de executivos, designadamente de origem africana, e um outro com a UJE – União de Jovens Empresários da CE-CPLP, com o objetivo de desenvolver estratégias de cooperação entre os mercados francófonos e lusófonos.

A segunda parte da conferência contou, para além das intervenções da AICEP e da AEP, com o lançamento da SENCON 2019 – Salão Internacional das Infraestruturas e Construção do Senegal, uma iniciativa coordenada pela CCIPS e que contará com a participação de mais de 30 empresas nacionais que de 23 a 26 de Abril de 2019 se apresentam em Dakar, capital do Senegal.

Os participantes e convidados tiveram ainda oportunidade de realizar alguns encontros B2B, e de assistir a uma exposição da criadora Sophie Tamarin Schaal que trouxe do Senegal exclusivamente para este evento, a sua última coleção de joalheria artesanal com materiais exóticos. A terminar a conferência, a última intervenção coube ao Camões I.P., Instituto da Cooperação e da Língua que exortou o papel da cultura e da língua Portuguesa enquanto fatores de promoção e valorização de Portugal além-fronteiras.

Diplomatic Talks é um formato de evento bimestral destinado ao target diplomático e empresarial com o objectivo de fomentar as relações entre os países participantes, com base no conceito da “diplomacia económica”.

Para mais informações a direção de informação do Best Com Group mantém disponível o escritório de Lisboa através do contato de e-mail info@bestcomgroup.org

 

Pin It

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *