Câmara de Cooperação e Desenvolvimento Portugal China (CCDPCh)

by • • • Comments (0)

 

A Câmara de Cooperação e Desenvolvimento Portugal China (CCDPCH) é uma associação de direito privado, legalmente constituída em 2013, após um processo de sete anos de trabalho preparatório e de cooperação para a sua fundação. Os seus primeiros corpos sociais foram eleitos em 3 de maio de 2014.

Entre os seus fundadores e membros estão personalidades que há mais de 40 anos têm promovido as primeiras relações de cooperação com a República Popular da China e as principais instituições do país desenvolveram essas relações nas últimas décadas.

A Câmara de Cooperação e Desenvolvimento Portugal China enviou várias delegações à República Popular da China – Guangdong, Guizhou, Zhejiang, Heilongjiang, Henan, Fujian, Jiangxi, Pequim, Macau, Taiwan – e recebeu várias missões destas regiões e cidades, universidades, empresas e municípios.

As missões da Associação são o estudo, consulta e promoção do intercâmbio económico, científico, político e cultural entre Portugal e a República Popular da China, desde a criação dos seus primeiros núcleos na região Centro, Porto e região Norte, e Lisboa, em busca de reunir todas as organizações existentes que trabalham com a China, inspiradas nos cinco princípios da coexistência pacífica: Igualdade, reciprocidade e benefício mútuo, respeito mútuo, não ingerência nos assuntos internos de outros países.

Sua estratégia é complementar à atividade desenvolvida anteriormente pelas instituições e personalidades que as uniram:

Primeira Linha Estratégica: Orientar o intercâmbio entre os dois países para as províncias menos desenvolvidas ou com um nível médio de desenvolvimento;

Segunda linha estratégica: Nas províncias mais desenvolvidas da China, focar o intercâmbio nas suas cidades estratégicas, polos de economia, pesquisa e educação;

Terceira Linha Estratégica: criar uma rede orgânica baseada nas pessoas que trabalham em parcerias de pesquisa e formação entre Portugal e a China (uma Associação de Companheirismo chamada Instituto para a Paz e Amizade P.C. Chang e outro Instituto de pesquisa cultural e científica sobre a China, chamado Instituto Sun Wen (Sun Yat Sen) – Song Qingling (Soong Ching Ling);

Quarta Linha Estratégica: Dar um contributo substancial para criar uma cultura de cooperação política e uma cultura de negócios entre Portugal e a China.

 

Pin It

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *