A maior cidade do mundo – Chonquing – China

by • • • Comments (0)

 

Chongqing é mais do que “apenas” uma cidade, trata-se de umas das quatro municipalidades (com classificação de província) com dependência direta do governo central da China, um gigante que para a maioria é ainda uma ilustre desconhecida.
Com mais de 30 milhões de habitantes, Chonqing é uma cidade que deixará mesmo os mais viajados, estupefactos pela sua dimensão, designadamente pelo facto de a mesma se desenvolver por entre colinas imensas e uma amalgama de asfalto que liga as margens dos gigantes Rios Jialing e Yangtzé.
Chongqing é a principal cidade no sudoeste da China e uma das cinco cidades que são centros econômicos deste país. Chongqing é maior que Shanghai e Pequim, um colosso com somente 20 anos desde a sua fundação (apesar da sua história milenar) que se começa a destacar em termos mundiais.
Chongqing é famosa na China como a ‘cidade quente’, capital do picante e do ‘Hot Pot’, um prato típico com direito a interessante museu, o qual se constituiu como “prato” principal das celebrações das missões empresarias de visita à German Smart City.

Com uma história e cultura significativa, a cidade representa um importante “berço” económico da bacia do Yangtzé, assumindo-se como um grande centro de produção e de transporte.
Atualmente a efervescência de negócios e de crescimento económico faz desta cidade, organizada e limpa, um dos principais pontos estratégicos para o futuro da China, acredita-se que muito em breve terá um papel tão relevante como Shangai ou Pequim.
Chongqing é um mega cidade desconhecida que cresce a uma taxa de 4.000 pessoas por semana, a construção de torres de habitação e novos aglomerados urbanísticos cresce com a mesma velocidade com que os antigos bairros são desmantelados e as obras de engenharia são impressionantes.
Afinal não será um acaso que um país como a Alemanha esteja empenhada em marcar tão forte presença nestas latitudes, gigantes na área das tecnologias e não só, procuram a partir do centro da China ligar-se ao Centro da Europa.
Aos empresários portugueses fará assim sentido olhar para “a Oportunidade”. A nossa língua tornou-se numa “arma” poderosíssima e fundamental. A China apercebeu-se à muito da importância desse factor, cabe-nos desta forma saber fazer o melhor uso da mesma e marcar posição.

 

Quando a linha do metro atravessa a nossa casa!
Á primeira impressão poderá parecer um lapso, mas não é, na verdade Chongqing surpreende por vários motivos e o seu rail way é, também ele único, atravessando colinas e até mesmo prédios.
Uma cidade feita de colinas onde a engenharia tem um palco preferencial na procura de soluções técnicas que podem até parecer surreais mas que acabam por se transformar em realidade como é o caso no metro que atravessa condomínios habitacionais.

 

Pin It

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *