Câmaras de Comércio e Indústria & Diplomacia. Uma relação umbilical?

by • • • Comments (0)

Algo que parece evidente a quem se dedica à atividade diplomática e empresarial é a óbvia vantagem das Camaras de Comércio.  Mas nem sempre o que é obvio para uns é para outros. O que se compreende, até porque existem várias Camaras de Comércio sem qualquer relevância, que criaram alguma desconfiança natural aos Diplomatas.
Uma desconfiança a ultrapassar.
Tanto assim é que num espaço de tempo não muito longo, dois embaixadores – acabando um deles por promover e com celeridade, a criação de uma – questionaram sobre os verdadeiros e reais benefícios das Camaras de Comércio e Industria na promoção dos empresários/empresas dos seus países ou se na verdade não estava a ser uma atividade concorrencial da por si promovida. Um concretizava que se assim fosse, porque haveria de apoiar um pedido que tinha?
Contrariamente ao que alguns defendem de que não é fundamental a ligação entre a(s) Camara(s) de Comércio e Industria e a Representação Diplomática respetiva, entendemos, desde logo, que esse é o primeiro “selo de garantia”.
A relação estreita, no respeito das funções de ambas, permite estabelecer com credibilidade e sustentabilidade o B&B entre os empresários/empresas dos Países abrangidos.
A criação de varias Associações intituladas de CCI por mera iniciativa de uma pessoa, iludem, criam expetativas, mas não se traduzem em relações empresariais duradouras e tem originado uma legitima desconfiança das mesmas quer junto do meio Diplomático quer junto do sector empresarial.
Planificação conjunta mais que um direito uma obrigação
Uma CCI deve planificar a sua agenda em concordância, sempre que possível, com a Representação Diplomática existente, definindo o âmbito na prestação de informações, resposta a consultas, emissão de pareceres, elaboração de estudos de mercado e relatórios, bem como na agilização e fomentação de contactos e de estudos económicos a interessados dos dois países.

Correia de Almeida
Advogado
Vice-Presidente da Câmara de Comércio e Industria de Taipei
Vice-Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Roménia

 

Pin It

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *