Encontro Anual do Conselho da Diáspora Portuguesa

by • • • Comments (0)

 

O Conselho da Diáspora Portuguesa realizou no passado dia 20 de Dezembro, o 5º Encontro Anual no Palácio da Cidadela em Cascais.
Como em anos anteriores, este Encontro de Portugueses (residentes dentro e fora do país), juntou reconhecidos e influentes líderes oriundos do sector empresarial, academia, cultura, decisores públicos e organizações não governamentais, e contou com a presença do Presidente Honorário do Conselho da Diáspora, Sua Excelência o Presidente da República, e o Vice-Presidente Honorário, Sua Excelência o Ministro dos Negócios Estrangeiros.
Na agenda do Encontro estiveram novamente inscritos grandes desafios que, na nossa perspectiva, se colocam num horizonte de médio prazo ao desenvolvimento do país como nação global, no contexto da sua posição geopolítica e económica e com resultados práticos no interesse do país.

Os temas debatidos nesta edição foram:
1) Liderança e Diversidade. Este painel abordou o desafio da liderança no feminino, e de uma forma abrangente o conceito do ‘diversity of thought’ – diversidade de gênero, orientação sexual, etnia e raça, idade, tendo contado com a participação dos Conselheiros António Simões (na preparação do painel) e Rahool Panandiker; Graça Fonseca (Governo de Portugal) e Maria João Ribeirinho (McKinsey). Foi apresentado o estudo ‘Women Matter 2016’ da McKinsey.
2) Cibersegurança: Onde Estamos? Com o propósito de dar continuidade à conferência internacional ‘Innovation Meets Cybersecurity: The Public-Private Cooperation Challenge’, que decorreu no passado dia 8 de novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, este painel deu uma visão abrangente sobre esta matéria, incluindo na discussão o novo pacote legislativo europeu e os desafios que se colocam às empresas. O painel contou com o contributo e participação dos Conselheiros António Moreira e Pedro Abreu e Manuel Lopes da Rocha (PLMJ).
A apresentação e moderação do evento esteve a cargo da Fernanda Freitas.

Em edições anteriores, este Encontro apresentou temas considerados estratégicos para o país, como a Exportação de Serviços Tecnológicos; a Prevenção da Doença e Promoção da Saúde; a Inteligência Artificial e a Gestão na Era Digital; o Ecossistema do Audiovisual e Media em Portugal; a Inovação na Mobilidade Inteligente; as Competências para o Século XXI; entre outros.
O Conselho da Diáspora Portuguesa é uma associação privada sem fins lucrativos, cuja missão é o reforço da imagem e reputação internacional de Portugal, sendo o principal instrumento de intervenção a World Portuguese Network, uma rede de contactos, de relevante influência que mantém no exterior a maioria da sua actividade profissional e cívica. Fundado há cinco anos, com 24 membros, o Conselho da Diáspora Portuguesa é uma associação privada sem fins lucrativos, cuja missão é o reforço da imagem e reputação internacional de Portugal, sendo o principal instrumento de intervenção a World Portuguese Network, uma rede de contactos, de relevante influência que mantém no exterior a maioria da sua actividade profissional e cívica.
A rede é hoje composta por 96 membros das áreas da Economia, Cultura, Ciência e Cidadania.

O Conselho da Diáspora Portuguesa é uma associação sem fins lucrativos, constituída no dia 26 de Dezembro de 2012, com o alto Patrocínio do Presidente da República.
A associação tem como propósito estreitar as relações entre Portugal e a sua diáspora, portugueses e descendentes, para que estes através do seu mérito, talento e influência, contribuam para a afirmação universal dos valores e cultura que unem todos os portugueses bem como para a elevação da reputação do país e assim o desenvolvimento e prosperidade de Portugal.

Para 2017, há três projetos essenciais a serem preparados desde já:
1. Conferência EurAfrican Forum, para debater as oportunidades nas relações Europa-África com sessões plenárias e keynote speakers e que pretende reunir líderes empresariais de topo europeus e africanos e Chefes de Estado de Portugal.
2. Conferência aberta MD Anderson, sobre o tema “A Prevenção do Cancro” para discussão de doenças oncológicas e mecanismos de prevenção na saúde da população, no sistema educativo e nos profissionais do setor.
3. Rede de mobilização da diáspora portuguesa para promoção da arte e cultura de Portugal no mundo. O desafio foi lançado a um conjunto de conselheiros no encontro anual, com plano de implementação para 2017.

 

Pin It

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *