China é uma das principais apostas para os vinhos portugueses em 2018

by • • • Comments (0)

A fileira vai investir 13 milhões de euros em 2018 na promoção internacional, cabendo à ViniPortugal cerca de 6,5 milhões de euros, anunciou o presidente desta entidade, Jorge Monteiro.

Segundo as principais conclusões retiradas do Fórum Anual de Vinhos de Portugal, os principais mercados de aposta para exportação serão a China, os EUA e o Canadá

Há a destacar que 24% desse valor será canalizado para promoção nos EUA, sendo o Canadá, a China – com foco em Macau-, Rússia, Suíça e Polónia são outros dos 14 mercados prioritários em foco na estratégia promocional, que tem a marca ‘Wines of Portugal’ como chancela.

A ViniPortugal irá realizar 21 provas de vinho, sendo de destacar a inclusão de Macau nessa lista já no próximo ano.

De acordo com o responsável, Portugal é reconhecido “com respeito como um ator importante do comércio tradicional, com uma qualidade sustentável e consistente, posicionado em 9.º lugar no ‘ranking’ mundial, atrás da Nova Zelândia e estando à frente de países como África do Sul e Argentina”.

“O sucesso do nosso posicionamento passa por dar valor aos vinhos portugueses”, acrescenta.

O ‘top-10’ dos principais mercados de destino dos vinhos portugueses é composto por países como França, Reino Unido, Alemanha, Canadá, Bélgica, Países Baixos, Angola e Suíça, que representam 63,5% das exportações totais em volume e 73% em valor.

Por seu turno, no ano passado, a China representou 2,6% em volume e 2,5% em valor das exportações nacionais. “Tanto o Canadá como a China apresentam perspetivas de crescimento animadoras para os vinhos portugueses em volume, valor, preço médio e consumo ‘per capita’”, refere a ViniPortugal.

Fonte: Portal Martim Moniz

Pin It

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *